Yamaha YZF R125 Forums banner

Perguntas sobre a colocação de 180cc ou 200cc

9.3K views 6 replies 3 participants last post by  noelchris381  
#1 ·
Eu gostaria de obter mais potência da minha yzf. Tenho uma yzf de 2010 com 25 mil km no relógio. Estou olhando para o kit de cilindro naraku com cabeça. Naraku tem kits de 180cc e 200cc e eles custam quase o mesmo. E eu tenho algumas perguntas sobre o motor. O que seria melhor 180cc ou 200cc? O que acontece com a injeção de combustível, a bomba de combustível e o injetor originais estão ok? Malossi force master 2 fará o trabalho? A cambota original com rolamentos aguentará essa potência a longo prazo, como 2 anos?
Kit Naraku 180cc : Zylinderkit Naraku 177ccm 62mm Keramik für Yamaha YZF-R WR, Xmax 125 kaufen | SCOOTER-ATTACK e cabeça Zylinderkopf Naraku 21/23, 62mm für Yamaha Xmax, YZF, WR 125 kaufen | SCOOTER-ATTACK
Kit Naraku 200cc : Zylinderkit Naraku 200cc 66mm Keramik Yamaha YZF-R WR / Xmax 125 kaufen | SCOOTER-ATTACK e cabeça Zylinderkopf Naraku 22/25, 66mm Yamaha Xmax / YZF / WR 125 kaufen | SCOOTER-ATTACK
malossi force master 2 serve na yzf? : Ungedrosselte CDI Ungedrosselte Zündeinheit Malossi Force Master 2 Yamaha X-Max / X-City 125cc ie Euro 3 kaufen | SCOOTER-ATTACK

#2 ·
Eu gostaria de obter mais potência do meu yzf. Tenho um yzf 2010 com 25 mil km no relógio. Estou olhando para um kit de cilindro naraku com cabeça. Naraku tem kits de 180cc e 200cc e eles custam quase o mesmo.
E eu tenho algumas perguntas sobre o motor.
O que seria melhor, 180cc ou 200cc?
Eu olhei para os kits de 200cc e além de 180cc eu senti que não sobrou muita camisa do cilindro (parece muito fina), e afaik isso é tudo muito importante para resfriamento, não derretimento etc. O 180 parece ser uma fórmula bastante testada e comprovada, e melhor documentada, então eu fui com isso.
> O que acontece com a injeção de combustível, a bomba de combustível e o injetor originais estão OK?
A bomba de combustível deve estar boa. O injetor original acaba em um 180cc, então você precisa de um maior. O injetor de 160cc/min parece funcionar bem, mas precisará de mapeamento para o novo injetor..
> O malossi force master 2 fará o trabalho?
O FM2 deve fazer o trabalho mais ou menos. Ele não possui entrada de banda larga ou opção de ajuste automático, então precisará de um ajuste no dinamômetro, o que custa $$$ (e outro toda vez que você muda algo). Os mapas baixados são um bom começo, mas nunca permitirão que você obtenha o melhor desempenho e isso é muito dinheiro para gastar apenas para obter metade do resultado, não se preocupando em mapeá-lo corretamente. PCV + Autotune é uma configuração muito agradável e flexível, o que significa que você pode pular o dinamômetro, mas é $$$
> A cambota original com rolamentos vai aguentar essa potência a longo prazo, como 2 anos?
Eu tenho cerca de 6.000 milhas do meu cilindro 180 (começou com quilometragem semelhante à sua) em cerca de 2 anos e a cambota estava boa, mas o cilindro maior muda o fator de equilíbrio da cambota, o que significa que seus rolamentos provavelmente falharão mais cedo. Cilindro/compressão ainda está bom, mas os rolamentos estão acabados agora. Comecei com um 125cc funcionando com cerca de 23.000 km, explodi o cilindro e substituí por um 180 e ficou bom por cerca de 6.000 milhas (2+ anos) e quando o tirei há alguns meses, foi um coro de chocalhos de ponta e ponta. Fiz um vídeo inteiro que explica isso em detalhes aqui:
Dito isso, mesmo como 180cc (sem ajuste do fator de equilíbrio) nunca foi particularmente feliz em altas rotações também e foi muito mais responsivo em baixa/média, o que foi um pouco decepcionante, pois eu estava interessado em melhorar um pouco a ponta. Ele faria altas rotações, mas não gostava e isso apareceu no desgaste dos rolamentos. Meu motor recém-construído (também 180cc, idêntico ao anterior), mas que corrigiu o problema do fator de equilíbrio, parece muito mais feliz em altas rotações e responde muito mais como o cilindro 125cc original costumava (gosta de gritar) mas mais rápido.
Eu acho que o problema do fator de equilíbrio é algo que as pessoas ignoram ao considerar um 180cc e isso pode levar à decepção... e ninguém parece falar sobre isso ou entender por que é um problema potencial. Eu realmente não consegui encontrar nenhuma informação sobre isso quando fiz o meu no início, então apenas fiz e pensei que duraria o tempo que durasse... ver como ele finalmente falhou confirmou o que eu suspeitava.
Eu certamente não construirei nenhum motor 180cc (ou maior) sem algum tipo de ajuste de equilíbrio da cambota no futuro. A diferença com a forma como ele roda agora versus como um 180

#3 ·
Obrigado pelas suas respostas! Elas me ajudaram muito! ;)
A bomba de combustível deve estar boa. O injetor de estoque fica sem duração em um 180cc, então você precisa de um maior. O injetor de 160cc/min parece funcionar bem, mas precisará de mapeamento para o novo injetor..
Qual o tamanho do injetor original? Você pode me mostrar algum site onde posso comprar um injetor de 160cc/min?
O FM2 deve fazer o trabalho mais ou menos. Ele não possui entrada de banda larga ou opção de ajuste automático, então precisará de uma afinação no dinamômetro, o que custa $$$ (e outro toda vez que você muda algo). Mapas baixados são um bom começo, mas nunca permitirão que você obtenha o melhor desempenho e isso é muito dinheiro para gastar apenas para obter metade do resultado, não se preocupando em mapeá-lo corretamente. PCV + Autotune é uma configuração muito boa e flexível, o que significa que você pode pular o dinamômetro, mas custa $$$
Esta seria a solução mais agradável e flexível? Sim, custa muito, mas no final valeria a pena.

#4 ·
Você pode obter um injetor de 160cc/min aqui: US$ 14,99 | Novo Injetor de Combustível Motocicleta 160cc/min 10 Furos Substituição Motor Bico Injeção Injetores de Combustível para R125 Motocicleta Azul | Injetor de Combustível | - AliExpress
O anúncio original do que eu consegui desapareceu, mas parece exatamente com o que eu consegui.

Ate onde eu entendo, o injetor original é de 100cc/min. Conforme o fluxo do seu injetor aumenta, você perde um pouco de precisão para quantidades menores... então não vá maior do que você precisa ou a moto vai rodar pior onde precisa de menos combustível (baixo/médio) porque simplesmente não consegue fazer incrementos pequenos o suficiente com precisão. Eu tenho um injetor de 160cc na maior parte dos últimos 6000 milhas e parece ser um bom ajuste. Não é tão suave em baixa/média, mas pode lidar com altas rotações muito melhor do que o original.

Esta seria a solução mais agradável e flexível? Sim, custa muito, mas no final valeria a pena.
sim, o PCV + Autotune é uma ótima solução. Você precisa colocar um sensor o2 (buraco) soldado no seu escapamento e isso pode ser complicado/caro porque o escapamento é de aço inoxidável e precisa de soldagem TIG muito delicada, mas então você tem um sensor de banda larga e ele se ajusta enquanto você anda com base nas metas AFR que você define. Essa é a configuração que eu tenho e eu adoro. E embora você possa rodar um cilindro de 180cc sem problemas no injetor original, eu fiz um vídeo sobre como fazer um mapa usando essa configuração:

Depois de ter essa configuração em vigor, também torna a troca do injetor original para 160cc super simples (basta andar e deixar ele sintonizar), em vez de ter que colocá-lo no dinamômetro ou o que for para fazê-lo funcionar ($$$). Os números de combustível para um mapa de 160cc/min são MUITO diferentes dos números para um mapa de injetor original.

Da mesma forma, se você quisesse colocar um cilindro de tamanho diferente (por exemplo, 200cc), você poderia simplesmente colocá-lo e deixá-lo descobrir o mapa sozinho.

Há momentos em que você pode 'ajudar' o autotune e também pode aplicá-lo seletivamente (por exemplo, se você só quer ajustar sua extremidade superior, mas o resto do mapa está bom). Esse cara fez um ótimo vídeo sobre isso:

#5 ·
Eu olhei para a Scooter Attack, existem algumas cabeças aftermarket. Existem cabeças Naraku com válvulas de 21/23mm e para furo de 62mm (177cc). Também existem cabeças Naraku 66mm (200cc) com válvulas de 22/25mm. E agora eu tenho uma pergunta sobre a cabeça original, qual o tamanho das válvulas originais? É preciso trocar a cabeça?

#6 ·
> É preciso mudar a cabeça?
Mesmo chegando a 180cc, isso já é ~40% mais volume do cilindro (180cc) que tem que passar pelas mesmas portas de antes, onde só estávamos colocando 125cc de ar (~83 x por segundo!), então sim, os 180cc são um pouco mais restritos. No meu, a maneira que encontrei para contornar isso foi ter um came de maior duração, então as válvulas ficam abertas um pouco mais, mas sim, em última análise, se você estiver aumentando, como 200 ou 250cc, então você provavelmente vai querer aumentar o tamanho das válvulas e do corpo da borboleta também. Certifique-se de obter um TPS que seja compatível com o seu sistema de fiação, pois eles não são intercambiáveis.

Você pode fazer isso em etapas, embora, como às vezes não é uma boa ideia mudar muitas coisas de uma vez e funcionaria em uma cabeça original, mas você provavelmente veria alguma perda de desempenho no topo. Mas você saberia que funciona.

A adição de coisas como cabeças de reposição (por exemplo, https://maximumracingconcept.com/product/yamaha-yzf-r15-r125-wr125-bigger-cylinder-head/ ) também é mais fácil quando você tem um sistema de mapeamento de combustível como o autotune, que pode se adaptar às novas mudanças no fluxo de ar. Nesse caso, você pode simplesmente colocar a nova cabeça e deixar o AT descobrir as novas configurações de combustível.