Eu gostaria de obter mais potência do meu yzf. Tenho um yzf 2010 com 25 mil km no relógio. Estou olhando para um kit de cilindro naraku com cabeça. Naraku tem kits de 180cc e 200cc e eles custam quase o mesmo.
E eu tenho algumas perguntas sobre o motor.
O que seria melhor, 180cc ou 200cc?
Eu olhei para os kits de 200cc e além de 180cc eu senti que não sobrou muita camisa do cilindro (parece muito fina), e afaik isso é tudo muito importante para resfriamento, não derretimento etc. O 180 parece ser uma fórmula bastante testada e comprovada, e melhor documentada, então eu fui com isso.
> O que acontece com a injeção de combustível, a bomba de combustível e o injetor originais estão OK?
A bomba de combustível deve estar boa. O injetor original acaba em um 180cc, então você precisa de um maior. O injetor de 160cc/min parece funcionar bem, mas precisará de mapeamento para o novo injetor..
> O malossi force master 2 fará o trabalho?
O FM2 deve fazer o trabalho mais ou menos. Ele não possui entrada de banda larga ou opção de ajuste automático, então precisará de um ajuste no dinamômetro, o que custa $$$ (e outro toda vez que você muda algo). Os mapas baixados são um bom começo, mas nunca permitirão que você obtenha o melhor desempenho e isso é muito dinheiro para gastar apenas para obter metade do resultado, não se preocupando em mapeá-lo corretamente. PCV + Autotune é uma configuração
muito agradável e flexível, o que significa que você pode pular o dinamômetro, mas é $$$
> A cambota original com rolamentos vai aguentar essa potência a longo prazo, como 2 anos?
Eu tenho cerca de 6.000 milhas do meu cilindro 180 (começou com quilometragem semelhante à sua) em cerca de 2 anos e a cambota estava boa, mas o cilindro maior muda o fator de equilíbrio da cambota, o que significa que seus rolamentos provavelmente falharão mais cedo. Cilindro/compressão ainda está bom, mas os rolamentos estão acabados agora. Comecei com um 125cc funcionando com cerca de 23.000 km, explodi o cilindro e substituí por um 180 e ficou bom por cerca de 6.000 milhas (2+ anos) e quando o tirei há alguns meses, foi um coro de chocalhos de ponta e ponta. Fiz um vídeo inteiro que explica isso em detalhes aqui:
Dito isso, mesmo como 180cc (sem ajuste do fator de equilíbrio) nunca foi particularmente feliz em altas rotações também e foi muito mais responsivo em baixa/média, o que foi um pouco decepcionante, pois eu estava interessado em melhorar um pouco a ponta. Ele faria altas rotações, mas não gostava e isso apareceu no desgaste dos rolamentos. Meu motor recém-construído (também 180cc, idêntico ao anterior), mas que corrigiu o problema do fator de equilíbrio, parece muito mais feliz em altas rotações e responde muito mais como o cilindro 125cc original costumava (gosta de gritar) mas mais rápido.
Eu acho que o problema do fator de equilíbrio é algo que as pessoas ignoram ao considerar um 180cc e isso pode levar à decepção... e ninguém parece falar sobre isso ou entender por que é um problema potencial. Eu realmente não consegui encontrar nenhuma informação sobre isso quando fiz o meu no início, então apenas fiz e pensei que duraria o tempo que durasse... ver como ele finalmente falhou confirmou o que eu suspeitava.
Eu certamente não construirei nenhum motor 180cc (ou maior) sem algum tipo de ajuste de equilíbrio da cambota no futuro. A diferença com a forma como ele roda agora versus como um 180